Melhore Sua Logística: Economize e Reduza Custos em suas Visitas aos clientes

Fale a verdade: você já fez vários cálculos para encontrar um jeito de economizar com sua frota ao fazer visitas aos clientes, não é mesmo?

Realmente, a logística dessas visitas é um desafio e tanto, mas a boa notícia é que sempre há uma forma de reduzir os custos associados ao deslocamento para realizar todo tipo de trabalho.

Veja agora algumas orientações para que você consiga diminuir os gastos sem ter de abrir mão de visitar seus clientes.

Planejamento das visitas

Para melhorar a gestão das visitas e reduzir custos, o planejamento é fundamental. Antes de sair para uma visita, você precisa ter a certeza de que está com todos os materiais e equipamentos necessários.

Esquecimentos geram viagens extras, que consomem tempo, combustível e aumentam os custos operacionais. Portanto, tenha um checklist rigoroso para que tudo esteja pronto antes de partir.

Defina as rotas antecipadamente

Uma roteirização eficiente desempenha um papel significativo na redução de custos e economia de recursos. Isso envolve a organização cuidadosa das visitas para minimizar o deslocamento desnecessário.

Utilize aplicativos de GPS para identificar as trajetórias mais curtas e evitar congestionamentos no trânsito. A roteirização não apenas economiza combustível, mas também reduz o desgaste dos veículos e prolonga sua vida útil.

Além disso, ao percorrer caminhos mais curtos, você economiza tempo e consegue fazer mais visitas em um mesmo dia.

Manutenção preventiva da frota

Não há como subestimar a importância da manutenção preventiva para economizar e reduzir custos com sua frota. Veículos em boas condições não têm paradas inesperadas na oficina e nem necessitam de reparos.

Para manter sua frota em pleno funcionamento, o ideal é implementar um programa de manutenção preventiva.

Faça verificações regulares de óleo, filtros, pneus e outros componentes importantes dos carros.  Assim, você melhora a qualidade dos automóveis e a eficiência no gasto de combustível.

Noções de direção

Ter uma boa prática ao volante também tem influência direta na na logística de visitas, já que quando o motorista tem noções de direção, ele é capaz de reduzir os custos da locomoção com o veículo.

Treine para adotar práticas de direção econômica, como evitar acelerações e frenagens bruscas com o objetivo de economizar combustível.

É válido destacar aqui a importância do cumprimento das leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Qualquer tipo de acidente causa custos financeiros e atrasam o cronograma das visitas.

Investir em treinamento e educação no trânsito é uma ótima estratégia para otimizar a gestão de sua frota e ainda ter uma operação eficiente.

Redução do tempo de espera

O tempo é um recurso valioso para o seu trabalho e para os clientes também. Então, a redução do tempo de espera durante as visitas é indispensável para economizar e melhorar os trabalhos.

Ser pontual e organizar as visitas para minimizar os períodos de ociosidade otimiza a logística. Combinado não sai caro e, por isso mesmo, você precisa cumprir os horários agendados com rigor.

Atrasos nas visitas afetam a satisfação do cliente e causam desperdício de tempo e recursos.

Uma solução para isso é fazer uso de um sistema de agendamento, como o Google Agenda, para visualizar as visitas durante a semana e reservar o tempo necessário para cada uma delas. Dessa forma, você não terá conflito de horários.

Estoque inteligente

Manter um estoque inteligente de materiais é recomendado para não ter de voltar e buscar algum equipamento necessário para a realização do trabalho. Nunca é demais lembrar: se certifique de que todos os materiais estejam sempre disponíveis nos veículos.

Um estoque devidamente gerenciado faz com que você tenha o que precisa para concluir as instalações de painéis solares.

Avalie a necessidade de visitas

Refletir sobre a real necessidade de visitas é uma estratégia útil para reduzir custos com sua frota, visto que nem todas as demandas exigem de uma visita em poucas horas.

A verdade é que, às vezes, problemas ou dúvidas podem ser resolvidos por telefone ou videoconferência, questão que clareamento economiza tempo e recursos.

Antes de agendar uma visita, avalie se ela é realmente urgente. Se for possível esclarecer dúvidas ou oferecer suporte de maneira remota, melhor ainda.

Dentro da sua avaliação da necessidade de visitas, priorize aquelas que são essenciais e a no intuito de otimizar o uso da frota.

Confira este conteúdo também: Estruturando Uma Equipe Comercial no Mercado Solar: a Importância do Setor de Pré-Vendas

Chegou o dia: como se planejar para fazer a visita?

O dia da visita a um cliente precisa de uma atenção especial e, com um bom planejamento, você vai economizar e reduzir custos com a sua frota. Aqui estão algumas etapas para você se preparar:

–  Agenda de visitas: na hora de sair, estude a agenda com as visitas que você marcou para o dia, sejam quantas forem. Organize o seu dia para não atropelar os compromissos e não deixar nenhum cliente na mão.

– Comunicação com o cliente: entre em contato com o cliente que você vai visitar para confirmar a data e hora. Com isso, diminuem as chances de haver visitas desperdiçadas devido a cancelamentos ou imprevistos.

– Conferência de equipamentos: saiba se todos os materiais e equipamentos estão no carro e em boas condições. Reforçamos: voltar para buscar algum material que faltou pode te custar caro em termos de tempo e de dinheiro.

– Revisão da rota: esteja sempre com o GPS aberto no celular ou no próprio veículo para revisar a rota planejada. Você tem de estar ciente das condições de trânsito e de quaisquer obstáculos no caminho.

– Verificação da documentação: tenha em mãos toda a documentação necessária, como contratos e formulários, pois isso torna a visita produtiva com relação a registros, atualização de histórico e esclarecimento de dúvidas.

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