Dicas Para Evitar Sombreamento Em Sistemas de Energia Solar

Todos os sistemas de energia solar enfrentam um grande desafio em comum: o sombreamento. Quando os painéis solares são afetados por sombras, seja de árvores, prédios ou outras obstruções, seu desempenho é significativamente reduzido.

Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas importantes para evitar o sombreamento em sistemas de energia solar que vão garantir uma produção de energia eficiente. Esperamos que o conteúdo possa esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto.

Descobrindo áreas de sombreamento no projeto solar

É na fase de elaboração do projeto de sistemas de energia solar em que se torna viável identificar as áreas com potencial de apresentarem um sombreamento prejudicial para os painéis solares.

Por meio de análises técnicas sobre a área e a geografia do local onde os painéis solares serão instalados, os integradores podem averiguar se determinado espaço do imóvel tende a ter uma incidência muito grande de sombras.

Com um bom dimensionamento do projeto do sistema de energia solar, será possível prever complicações relacionadas ao sombreamento e permitir que os painéis solares tenham o máximo de exposição solar durante o dia com uma boa localização no terreno ou telhado.

Portanto, o melhor caminho para identificar as áreas de sombreamento de determinada região é investindo no projeto de sistemas de energia solar através de empresas com boa reputação no mercado e reconhecidas pela qualidade dos serviços.

Como o sombreamento impacta o rendimento de sistemas solares?

As causas mais comuns para ocorrer o sombreamento em sistemas de energia solar estão atreladas às nuvens, árvores, edificações vizinhas, antenas de comunicação e qualquer outro objeto que esteja por perto e possa obstruir os raios solares.

Como consequência direta do sombreamento, surgem problemas muito graves para o sistema de energia solar: redução significativa da energia produzida, dissipação de parte da energia fotovoltaica e danos aos painéis solares e até mesmo aos inversores.

Se um painel solar estiver com sombreamento, acontece o que chamamos de efeito “hot spot”, capaz de causar um aquecimento acima da média que compromete a integridade física das placas fotovoltaicas.

A solução interessante para este caso é a implementação de um diodo de “by-pass” nos painéis solares, que vai impedir que a célula com a incidência do sombreamento corrompa a performance de todo o sistema de energia solar.

Há também de se analisar a questão de que os outros painéis solares que não sofrem com o sombreamento também podem ter a sua performance afetada devido ao efeito “mismatch”

Este efeito ocorre quando há uma discrepância entre a quantidade de energia produzida entre os painéis solares, fazendo com que a produção de energia solar esteja em níveis inferiores aos ideais para compensar a potência que o painel com sombreamento não alcança.

Leia este artigo também: Dicas Para Dimensionar Corretamente o Inversor em Sistemas de Energia Solar

Evitando o sombreamento em sistemas de energia solar na prática

Reunimos logo abaixo algumas dicas que minimizam o efeito do sombreamento nos sistemas de energia solar.

Inclinação das placas solares

A primeira dica tem relação com a inclinação das placas solares, tendo em vista que o sombreamento pode ser evitado de acordo com a posição escolhida para instalar os painéis.

De fato, um simples ajuste na inclinação das placas solares pode ser o suficiente para que o sistema de energia solar opere com toda a sua capacidade e sem interferência das sombras.

Então, cabe aos integradores a tarefa de alterar a inclinação das placas solares a fim de evitar o sombreamento no sistema de energia solar, analisando qual é o grau de inclinação ideal para fugir das mais diversas sombras que podem surgir na área.

Distância entre os painéis solares

Outro detalhe que faz toda a diferença para evitar o sombreamento em sistemas de energia solar é a distância entre os painéis solares, já que um painel solar pode gerar sombra para os outros que integram o sistema.

Como o painel solar tende a ficar parcialmente coberto pela sombra, o integrador precisa instalar todos os painéis com uma distância segura o bastante para que a inclinação dos raios solares ao longo do dia não gere um sombreamento.

Uso de microinversores

Microinversores podem ser usados para serem conectados em cada painel solar, promovendo o máximo de produção energética possível devido à tecnologia de Potência Eletrônica em Nível Modular presente nestes equipamentos.

Dessa forma, há uma independência nos painéis solares e apenas o painel solar que receber sombras terá o desempenho afetado, não comprometendo o sistema de energia solar inteiro.

Utilização de módulos half-cell

Utilizar módulos half-cell é uma boa alternativa para evitar o sombreamento nos sistemas de energia solar porque eles contam com células fotovoltaicas divididas em duas metades, o que ajuda a combater os efeitos do sombreamento.

Assim sendo, se uma placa solar estiver com sombreamento, apenas metade da performance de geração de energia será prejudicada, enquanto a outra metade seguirá com a sua produtividade normalmente.

Inversor com mais de uma entrada MPPT

MPPT (Maximum Power Point Tracking), que significa rastreamento máximo do ponto de potência, é uma entrada do inversor que permite o rastreio das alterações nos níveis de potência no sistema de energia solar.

Com mais de uma entrada MPPT, o rastreador se transforma em uma espécie de inversor a mais em cada inversor, garantindo que a corrente seja variável nos painéis solares e o sombreamento não seja tão negativo.

Manutenção regular

Uma dica importantíssima é a realização de uma manutenção regular nos painéis solares, pois isso permite a correção de problemas que tendem a ser potencializados com o sombreamento nos sistemas de energia solar.

Limpeza e ajustes na estrutura dos painéis solares são exemplos de ações da manutenção que mantêm a eficiência adequada do sistema de energia solar. Se possível, a manutenção deve ser feita todos os meses.

E se for impossível evitar 100% o sombreamento, o que fazer?

Se mesmo com essas dicas for impossível evitar completamente o sombreamento em um sistema de energia solar, é necessário tomar algumas precauções.

O entendimento da trajetória do Sol é imprescindível neste caso e precisa ser analisado para evitar que alguns obstáculos causem sombra nos painéis solares.

Escolher entre a posição horizontal ou a vertical também é uma saída, escolhendo a instalação que será menos afetada pelo sombreamento.

Softwares que analisam o sombreamento nos painéis solares também podem ajudar porque eles identificam os raios solares ao longo do ano e dão uma visão clara sobre qual é a posição adequada para evitar o sombreamento.

Conclusão

Evitar o sombreamento em sistemas de energia solar é uma tarefa que deve ser feita com extremo cuidado sempre e com um acompanhamento das tendências do mercado fotovoltaico.

Desse modo, é mais fácil encontrar soluções inovadoras que possam evitar o sombreamento e deixar os sistemas de energia solar em pleno funcionamento.

O que você achou do conteúdo? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de conhecer algumas dicas para evitar o sombreamento em sistemas de energia solar.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da EOS Financiamento Solar, produzimos sobre o sombreamento em sistemas de energia solar, financiamento de projetos de energia solar e outros assuntos relacionados.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

Seja Nosso Parceiro e Aumente Suas Oportunidades de Negócio!

Se você é distribuidor, integrador ou financiador, cadastre-se em nossa plataforma e garanta as melhores condições de financiamento de energia solar do mercado!

Cadastre-se agora mesmo e garanta acesso SEM MENSALIDADES! 

Vagas LIMITADAS!